Marcela Cristina
Reis Gumiero


Marcela Gumiero sempre teve esse olhar empático pelo outro, mas nunca havia pensado em “mudar a rota” diante da vida que vinha levando com mãe, esposa e ministra de louvor na igreja.

Mas, diante do desafio a ela apresentado, de gravar seus testemunhos e publicar na internet, sentiu a necessidade de se aprofundar em conhecimento, o que a tornou PSICANALISTA CLÍNICA. E através do Instituto Fazendo a Diferença realizou uma transformação de vida, com todo o suporte desse Instituto Cristão.

Continua se aprofundando, agora na Especialização em Sexualidade e Transtorno de Personalidade, para aprofundar ainda mais o conhecimento em áreas tão importantes no mundo da mulher moderna e também em seus relacionamentos.

E recentemente iniciou o Doutorado em Psicanálise Clínica também no Instituto Fazendo a Diferença.

Nada aconteceu por acaso:

Formada em Direito há 23 anos, e especialista em Direito Processual Civil advogou por vários anos, e através dessa profissão foi ao encontro de pessoas com conflitos gerados pelas relações na esfera jurídica.

Ministra de Música na Igreja há 29 anos, atua como cantora e palestrante em retiros espirituais, grupos de oração, grupos de mulheres, visitas em asilo e presídio. Sempre esteve em um lugar de ajudar pessoas em seus conflitos espirituais e emocionais.

É co-proprietária da Sonoplastia Produções, uma Produtora de Áudio e Vídeo, em parceria com seu marido Fernando Gumiero, que é Produtor Musical há vários anos, e nesse ramo já estiveram em um Projeto de Marketing Digital com lançamentos digitais de conteúdos para ajudar pessoas.

Desde pequenina Marcela Gumiero foi impelida a escolher a carreira de advogada, pois sempre foi muito argumentativa, e diante disso, seu pai a chamava de “advogada”.

O pai sempre foi o único homem da casa, e com personalidade forte, sempre tomou as rédeas da família, não dando muitas brechas aos anseios e reivindicações peculiares daquelas 5 mulheres. Pudera!

Aos 14 anos de idade, Marcela Gumiero teve sua primeira experiência com o Amor de Deus em um grupo de jovens na cidade de Jandaia do Sul, juntamente com sua irmã Ana Paula, a convite dos seus primos Adriana e Juliano (in memorian).

Sempre morou em cidades do interior, em virtude da profissão do pai que sempre era transferido de cidade em cidade.

Aos 15 anos, ela e sua irmã mais velha, Daniela, saíram de casa para estudar, pois esta prestaria vestibular aquele ano.

Foi um momento muito difícil, pois foi morar longe de sua irmã Ana, e da sua mãe, que era seu porto seguro.

Além disso, naquele ano parou com os estudos de piano que fazia desde os 11 anos, e foi uma tristeza muito grande pois a música era o que realmente a fazia feliz.

Morou 2 anos longe dos pais e aos 17 anos chegou o momento de prestar vestibular. Apesar de querer muito estudar música, que sempre foi a maior paixão da sua vida, não encontrou meios de contar isso ao pai, que entendia que cursar Direito seria o melhor a se fazer.

Não conseguiu passar no primeiro vestibular nas Universidades da Capital, ao que o pai a instigou a concorrer a uma vaga em um novo campus na cidade pequena de Guaíra, no interior do Paraná.

Tendo passado na prova, o pai não lhe deu escolha e a fez se mudar para Guaíra para cursar a Universidade de Direito.

Ao chegar na nova cidade, sem conhecer ninguém, visitou um grupo de jovens e ficou triste pois foi uma reunião de oração sem música. Naquele mesmo dia foi convidada a contribuir para a formação de um novo ministério de música, uma luz se ascendia em sua alma.

Apesar de ter ficado longe das aulas de piano na adolescência, sua paixão pela música nunca morreu, e foi ali, naquela pequena cidade, longe dos badalados centros urbanos, que Deus encontrou a oportunidade para reaproximar aquela menina aos seus talentos naturais: a música e o cuidado com as pessoas, através do serviço na igreja.

Ali começou a servir com seus talentos tocando teclado na igreja. E um dia foi flagrada cantando por uma amiga, que observou que havia ali um talento para cantar.

Apesar de nunca ter cantando antes, começou a ensaiar e a cantar nos compromissos da igreja.

Essa foi a mais feliz descoberta na vida de Marcela Gumiero, pois cantar é o maior e mais satisfatório de todos os exercícios dos dons, pois, como diz Santo Agostinho “quem canta reza duas vezes”.

Com envolvimento em retiros, grupos de oração, visitas a asilos e presídio, e formações para mulheres, todos esses anos, e por todas as formações até aqui, Marcela entende que nada foi em vão.

E na busca incessante de sempre ser uma pessoa melhor, Marcela Gumiero encontrou na profissão de Psicanalista Clínica, o verdadeiro propósito, baseado na essência de cuidar de pessoas e na desenvoltura de se comunicar.

Como Cristã, e com um olhar empático e amoroso ao ser humano, concluo que minha missão é ajudar pessoas. Agora ainda mais, com o conhecimento científico nos estudos na Psicanálise com base Cristã; com valores Cristãos e Éticos.