Minha História
na Psicanálise


Quando decidi gravar o Projeto Pérolas pensei em algo lindo! Pois não retrataria a minha vida, mas a grandeza de Deus nela! Deus é grande e maravilhoso, e eu precisava anunciar isso através das experiências extraordinárias que eu vivi por Sua ação amorosa em mim!

Decidi, então procurar uma Personal Stylist para realizar minha consultoria de imagem com definição de paleta de cores e de estilo, e para isso contratei a maravilhosa Lu Gadotti. Foi um processo lindo de auto descoberta.

Isso tudo atingiu em cheio minhas emoções já que eu me deparei com a minha autoimagem. E como em tudo, faço pra ser de verdade, eu mergulhei fundo nessa descoberta.

Apesar de já ter uma caminhada com Deus há quase 30 anos e me sentir amada por Ele, eu não sabia quais eram os meus reais gostos pessoais e quem eu realmente era e dar conta disso doeu muito.

Como eu poderia gravar algo para postar nas mídias sociais sobre mim e o que Deus fez em mim se eu nem sabia ao certo quem eu era!? Quais as cores me favoreciam, qual era o meu estilo..?

Quando eu percebi que era levada pela moda e pelo o que os outros diziam sobre mim, senti necessidade de uma auto análise e uma viagem para dentro.

Apesar de exercer o ministério de música na igreja, que sempre foi, sem dúvida o que me fez mais feliz até hoje, eu estagnei como ser humano, e a sensação de haver um rombo em meu peito sempre vinha à tona!

Todos esses confrontos me fizeram sentir uma inquietação absurda e a tentar entender o que poderia me levar a sentir isso!

Eu aprendi aos meus 14 anos, quando entreguei toda a minha vida a Deus, que Deus poderia me preencher completamente e passei a colocar toda a minha confiança n’Ele!

É importante ressaltar que a experiência extraordinária que tive do amor de Deus desde os meus 14 anos até hoje nunca foi mentira!

Então, o que fazia com que eu sentisse como se sempre faltasse algo? Porque muitas e muitas vezes eu me deparava com um lugar escuro da alma que me fazia sofrer impiedosamente?

Eu escrevi o roteiro para o primeiro vídeo “Aceita tudo o que te acontecer / Um bebê no céu” mas não conseguia tirar do papel.

Na inquietação por obedecer a ordem de Deus sem conseguir, precisei entender o que estava acontecendo e um lindo processo começou.
Foi quando ganhei da minha irmã Ana, o Método SIS do Paulo Vieira, Coach, que foi o despertar para perceber que realmente algo não estava bem.

Eu baixei a guarda e apesar da minha vida espiritual e a minha relação com Deus ser sempre maravilhosa, me coloquei frente ao espelho da humildade e me deparei com uma mulher amarga, “encrenqueira”, impaciente...!

Além disso, carregava outras características na minha humanidade que eu jamais me orgulhei! E eu precisei encarar um caminho de transformação de dentro pra fora para entender as raízes da minha rispidez e porque eu era tão reativa!?

Se eu quisesse viver a plenitude da vida que Deus tinha reservado para mim e para os meus e encontrar minha essência eu precisava ter humildade.

Iniciei um processo com a Coach Daniela Roxo, uma mulher incrível e de muita fé que me ajudou organizar as ideias para o meu novo projeto.

Tirei o roteiro do papel e resolvi gravar o primeiro testemunho da perda do meu bebê e a linda profecia sobre o nascimento da Isabela.

Pois a Giliana, missionária da Igreja já havia me pedido pra gravar, e em seguida, minha querida amiga Silvia Novadski, missionária da Comunidade Canção Nova, que se tornou psicóloga, também pediu para eu partilhar meus testemunhos para ajudar mulheres que traziam a mesma dor que eu vivi, e que  certamente a minha superação poderia ajudá-las!

Gravei e amei a experiência! Adorei me exibir gravando... rsrs.... Lembrei do quanto eu era “faladeira” quando era bem pequena e fui perdendo isso com tantas repreensões.

Pois assim que terminamos de gravar eu relatei ao meu marido que eu passaria a vida toda gravando!

Aquela menina que falava aos cotovelos e por isso ouvia sempre “fica quieta, advogada” era também argumentativa.

Após o lançamento do vídeo no meu canal no Youtube, recebi muitas mensagens de mulheres carinhosas que foram tocadas com o testemunho da obra maravilhosa que Deus realizou em nossas vidas!

Isso foi uma confirmação de Deus! E que toda a honra e glória sejam dadas a Ele.

Em seguida partilhei sobre a superação da Depressão Pós Parto, quando do nascimento do meu primogênito, Mateus.

Logo depois gravei “A Importância da Fé” sobre a cura do meu cunhado Estevam, que também está na íntegra no meu canal no Youtube.

A publicação dos vídeos no Youtube me deixou muito feliz! Mas a exposição maior do que a que sempre tive ao cantar e conduzir orações à frente de movimentos da igreja, agora saía do meu controle e isso me causava náuseas.

Como assim? Eu não havia passado por um processo maravilhoso de Coach?! Havia feito consultoria de estilo e análise da minha paleta de cores e agora, confiante do meu papel no mundo, eu estava radiante!

Só que não!

Eu pensava a todo o momento: eu sou tão feliz! Eu toco em tantas maravilhas que Deus realizou em minha vida, sendo a maior delas, a minha família.

Tenho 5 filhos, sendo 3 deles em vida, magníficos, dos quais eu realmente me orgulho e amo profundamente!

Nasci em um lar católico não praticante, aparentemente com tudo certo! Tive um pai provedor e uma mãe amável! Só não percebia que eram imperfeitos, assim como eu e você!

E no processo de busca de uma cura interior profunda, descobri que mesmo diante de tantas graças no presente de nossas vidas, eu e você vivemos tantas situações que ficaram registradas em nossas memórias, conscientes ou inconscientes!

Ao realizar as gravações dos vídeos me enxergava na tela e isso me remetia a fatos que ocorreram na minha infância e me faziam recordar de palavras que eu ouvi coisas que me causavam dor!

E o questionamento: “mas eu conheci Jesus! Ele é tudo na minha vida! Então, porque eu não me sinto completa? Por que eu sinto até mesmo vontade de nem mais existir?”

(...) Eu não tinha nem coragem de reconhecer esse sentimento de vazio, quanto mais de dizer a alguém!

Um dia recebi uma live da Dra Angela, da minha querida Comadre, Dirlei e parecia que tudo o que ela falava era exatamente pra mim! Sobre as emoções, e o quanto elas comandavam minha vida.

Ela explicava como acontecimentos do passado podiam refletir em nossas vidas, como por exemplo, um abuso emocional, um abuso sexual. E tudo o que ela dizia fazia todo sentido.

Comecei a acompanhar as lives diárias e quando percebi eu estava ali, interessada em cursar Psicanálise! E eu jamais havia pensado nisso!

Percebi que estudar Psicanálise Clínica poderia me ajudar no relacionamento dentro da minha casa, e depois para me ajudar na minha vida missionária, afinal, eu sempre entendi que cantar na igreja era um instrumento para tocar as almas das pessoas.

Mas me dei conta de que eu também sou gente! E a primeira a ser impactada com os conteúdos do curso foi eu mesma!

A cada aula era como se eu apertasse interruptores em meus quartos escuros. E o que dizer dos manejos ao vivo, feitos por psicanalistas experientes com pessoas reais? Assisti muitos!

Ao passo que essas pessoas relatavam suas experiências de dor, vividas muitas vezes desde a infância, gatilhos começaram a ser acionados em minhas memórias e eu surtei! Jamais poderia pensar que houvesse tantas memórias guardadas em meu inconsciente.

Foi ao assistir um manejo terapêutico sobre rejeição materna, onde a paciente relatava a rejeição sofrida por sua mãe com transtornos de personalidade narscisista, que eu me enxerguei.

Ali eu percebi que precisava de ajuda terapêutica! Entrei em contato com a queridíssima terapeuta do Instituto que havia feito o manejo, Juliana Mara, e marquei uma sessão online para aquela mesma semana.

Ela me ajudou a enxergar a causa do rombo que eu tinha dentro em mim! Foi um processo árduo, de enfrentar a dor, de lavar a ferida que já tinha uma casca enorme!

O problema é que a casca de proteção havia se formado sobre poeira, areia, pedrinhas de construção. Por isso, mesmo em meio a tantas realizações, a todo momento em que eu me deparava com algo mal resolvido, gatilhos eram acionados e doía demais!

Era igual limpar uma ferida na pele. Em muitos momentos eu quis desistir. Eu queria tirar a escovinha das mãos do médico e dizer: “deixa assim mesmo”, mas o nível de consciência já estava avançado o suficiente e eu não poderia fazê-lo!

Além disso, por quanto tempo mais eu aguentaria sustentar aquela ferida mal curada?

Me coloquei no processo de transformação e autoconhecimento e levou um tempo impaciente!

Não estou pronta! Todos estamos em construção, mas, quanto mais curada, menos dores para atrapalhar a essência de Deus em mim!

Hoje posso dizer que sou CURADA PARA CURAR!

E como Terapeuta Cristã as histórias de dor que chegam até mim são as minhas próprias histórias de superação e agora eu posso ajudar mulheres a superar suas dores também!

É lindo poder tocar nesses tesouros que chegam até mim e ver os processos de cura e libertação surgirem das cinzas como uma nova fênix!

A Psicanálise com base cristã veio completar o meu ministério na igreja, além de me salvar da prisão que o inimigo de Deus queria me prender: as memórias do passado!

Eu sou livre para viver os sonhos de Deus pra mim, com a liberdade física, espiritual e emocional!

Nada mais me condena e eu sou verdadeiramente livre! Encarar a minha verdade interior era o passo que faltava para eu viver o extraordinário de Deus na vida ordinária que eu vivo aqui na terra.

E hoje eu digo que você também pode experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para sua vida.

Você não está sozinha nesse processo difícil para renascer. Estou aqui e quero te ajudar! Vamos juntas! Juntas somos mais fortes!

PSICANÁLISE


“A Psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor.”(Sigmund Freud)

Vale esclarecer que o pai da psicanálise, Sigmund Freud, se declarava ateu e sempre fazia fortes críticas às religiões. No entanto, um dos amigos com que...

Continue lendo...